O Ano em Palavras
0
loading

Colapso de glaciar nos Himalaias faz pelo menos três mortos e 150 desaparecidos

Nova Deli, 07 fev 2021 (Lusa) – Pelo menos três pessoas morreram e 150 estão desaparecidas, no norte da Índia, na sequência de uma avalanche de água e lama provocada pelo colapso de um glaciar dos Himalaias.

O desastre ocorreu no início da manhã no distrito de Chamoli, no Estado de Uttarakhand.

A enxurrada provocada pelo degelo do glaciar destruiu uma barragem em construção.

O diretor-geral da Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF), Satya Narayan Pradhan, disse aos jornalistas que foram enviadas equipas de resgate para ajudar as forças de segurança da região.

Vídeos filmados com telemóveis do momento da avalanche, divulgados nas redes sociais, mostram a entrada repentina de uma grande coluna de lama e água por um leito de rio, atingindo com força as encostas do vale e destruindo estruturas como uma barragem em construção.

O chefe regional das equipas de resgate, Ridhim Aggarwal, revelou que os responsáveis pela barragem em construção no rio Rishiganga “não conseguiram contactar os cerca de 150 trabalhadores na obra”.

O chefe do governo de Uttarakhand, Trivendra Singh Rawat, acrescentou no Twitter que “a boa notícia” é que o nível de água de outro dos rios, o Alaknanda, “voltou ao normal”.

A polícia regional pediu nas redes sociais aos habitantes das áreas afetadas que mantivessem a calma e se mudassem para locais seguros enquanto os serviços de resgate chegam.

Esta região montanhosa já sofreu enchentes, deslizamentos de terra e o colapso de edifícios em junho de 2013, que causou cerca de 7.000 mortos ou desaparecidos.

GC // VM

Lusa/Fim

 

O ano em palavras

2021

 

O Ano em Palavras apresenta algumas das palavras mais pesquisadas ao longo do ano no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, associadas a acontecimentos nacionais e internacionais que se destacaram a nível político, económico, cultural ou social.

 

Em 2021 os efeitos da covid-19 ainda se fizeram sentir nas pesquisas dos utilizadores do Dicionário Priberam, a par do interesse despertado por catástrofes naturais, crises sociais, operações mediáticas, feitos desportivos ou faits divers ocasionais.

 

Pelo quinto ano consecutivo, a parceria com a agência Lusa permite ilustrar cada palavra com uma notícia e uma fotografia, fazendo assim um retrato rápido do ano de 2021.

 

As palavras são apresentadas cronologicamente, de janeiro a dezembro, duas por cada mês, com a possibilidade de clicar na sua definição ou na notícia correspondente para saber mais.